Seja bem-vindo
Itaipulândia,23/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Readequações e melhorias nas estradas rurais promovem qualidade de vida ao agricultor

ANA CLÁUDIA VALÉRIO
Readequações e melhorias nas estradas rurais promovem qualidade de vida ao agricultor DIVULGAÇÃO
Publicidade

TEXTO POR ANA CLÁUDIA VALÉRIO . FOTOS POR DIVULGAÇÃO . 25 DE ABRIL DE 2024 . 17:02


A partir da identificação das condições das estradas rurais de Medianeira foi possível direcionar os trabalhos iniciais para os locais onde as melhorias eram mais urgentes.  Segundo Amarildo Tessaro, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no início a falta de maquinários gerou transtorno, pois era necessário terceirizar os serviços, mas hoje com a aquisição de equipamentos novos e em pleno funcionamento todas as estradas já receberam algum tipo de melhoria, seja o cascalhamento com compactação, pavimentação asfáltica ou pedra poliédrica. “Quando se fala em recuperação, é dar condições de trafegabilidade e o interior tem a peculiaridade de precisar de manutenção constante, seja pelas fortes chuvas ou pelo tráfego de caminhões pesados. As estradas de leito natural (terra) receberam o cascalhamento, compactação com rolo e limpeza das beiras para que a água flua pela lateral da estrada, evitando assim a erosão do leito. Sete comunidades já receberam o acesso principal em asfalto TSD e duas em asfalto CBUQ, que são pavimentos mais duradouros, assim como a pavimentação em pedra poliédrica, e essa menor manutenção nos permite dar maior atenção a outros trechos”, detalha o secretário.


Ele complementa que é difícil mensurar exatamente os serviços executados pelo maquinário da secretaria, no que tange a readequações, melhorias e cascalhamento, mas já foram realizados mais de 200 km de melhorias e mais de 120 km de cascalho. “Em pavimentação asfáltica foram investidos R$ 4.172.974,01, que totalizaram mais de 19,6 km, e está em andamento mais 15,1 km de calçamento com investimento de R$ 5.189.144,40, investidos somente nestes três anos e quatro meses.

As comunidades beneficiadas com estas pavimentações asfálticas e poliédricas são: Dourado, Mineira, Rio Javali, São Brás, Sol e Ouro, São Francisco, Ouro Verde, Vila Rural, Ocoy Federal, Linha Rosso, Graça Aranha, Vitória, Cabeceira do Represo e Maralúcia”, explica Amarildo Tessaro.


Ainda segundo o secretário, melhorar os acessos é dar melhor qualidade de vida, seja no deslocamento à cidade, ao centro comunitário, das crianças à escola e também na questão econômica, no recebimento de insumos e transporte de produção. “Medianeira é um município fortemente agrícola, então precisamos pensar nos moradores e na cadeia produtiva que faz o agro girar, buscando cada vez mais melhorias. Manter as estradas e as pontes rurais é grande desafio e precisa de constante atenção, por isso a Secretaria de Agricultura está sempre fazendo um giro pelas comunidades e verificando a situação das vias”, finaliza.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.